domingo, 22 de abril de 2007

Passo a passo: Tsuru em Tecido

Com um pouquinho de atraso, aqui está o passo a passo que prometi.

Tsuru em Tecido:

Você vai precisar de:

*Diagrama do tsuru (clique aqui)
*Retalho de tecido de sua escolha
*Régua (um esquadro ou régua de patchwork facilitam bem)
*Lápis preto macio (n°3 ou mais) ou qualquer marcador de tecido (não use caneta, porque pode borrar)
*Tesoura ou cortador e tapete de corte
*Goma (veja receitas abaixo)
*Bacia
*Ferro e mesa de passar roupa



Assim é como eu faço:


Pegue o tecido, coloque-o sobre uma mesa com o avesso para cima e marque com o lápis um quadrado de 12x12cm. O quadrado precisa ser marcado com exatidão para que a dobradura dê certo. Se preferir, marque-o um pouco maior e deixe para ajustar a medida depois de engomado.


Corte o tecido e mergulhe-o na bacia com goma (receitas para engomar logo abaixo: Goma Pox, amido de milho, termolina leitosa ou cola branca) encharcando bem.




Deixe escorrer um pouco e coloque-o para secar sobre uma superfície plana (eu coloco sobre uma toalha velha e limpa dobrada em cima de uma mesa).





Quando estiver quase seco, passe bem a ferro respeitando a temperatura adequada ao tecido que escolheu e deixe esfriar. Se estiver seco demais, umedeça levemente o tecido antes de passar.



Bem, o próximo passo é certificar-se das medidas, ajustar, se necessário, e fazer a dobradura no tecido, seguindo o diagrama. Para isso, apóie o tecido em uma superfície plana e firme e siga os passos sem pressa, vincando bem cada dobra feita. Para ajudar a marcar bem pode usar um abridor de carta, o bojo de uma colher, um cartão de crédito velho (mil e uma utilidades!) ou qualquer outra coisa que marque o tecido sem machucar.




É isso. Depois de terminado, ainda dá para enfeitá-lo com miçangas ou o que desejar. Pode-se usá-lo para fazer móbiles, enfeitar caixas de presentes e o que mais a imaginação inventar !





Dicas:

· A princípio, pode-se usar qualquer tipo de tecido que aceite goma e não seja muito grosso. Os de fibra natural como algodão e seda são ótimos (a seda perde um pouco do brilho quando engomada). Já usei sintéticos com ótimos resultados, a questão é achar o ponto certo da goma, portanto, experimentar!
· tecidos de fibra natural como o algodão, que não foram previamente molhados, costumam encolher.
· A medida do quadrado de 12x12cm é só uma referência. Pode-se cortar maior ou menor, de acordo com o tamanho do tsuru que se deseja. Fazer primeiro em papel é uma boa forma de se descobrir o tamanho que se deseja, mas leve sempre em conta que o tecido encolhe um pouquinho quando engomado.
· Quanto menor o tamanho, maior o desafio com as dobras.
· Uma régua de patchwork ou um esquadro de desenho ajudam bastante na hora de marcar certinho os ângulos do quadrado. Se preferir, faça um molde com papelão ou plástico firme, facilita muito quando se vai fazer muitos do mesmo tamanho.


· A goma pega melhor se deixar o tecido descansar um pouquinho antes de usá-lo. Enquanto ele descansa, eu sugiro ler com calma o diagrama e, se você não está acostumada a fazer origami, ajuda muito fazer primeiro um tsuru em papel para treinar. Para isso, só precisa de um papel cortado em quadrado (pode ser sulfite, papel dobradura ou outro).
· Guarde o que sobrou da receita de goma que fez em um vidro bem fechado. O tempo de conservação varia com a receita que fez. As receitas com cola, termolina e Goma Pox tendem a secar e endurecer e a de amido de milho deve ser guardada na geladeira para não mofar.
· Quando for passar a ferro usando as receitas de amido, termolina ou cola, cubra o tecido a ser passado com um pano velho, limpo e passe sobre este pano para evitar sujar o ferro (especialmente os ferros a vapor).
· Se errar, não tem problema. Desfaça as dobras, umedeça o tecido, passe a ferro novamente tirando bem as marcas e comece outra vez!
· Experimente fazer outros modelos. Existem vários sites que disponibilizam diagramas e ainda dão dicas. Abaixo coloquei alguns que gosto de visitar.

Receitas para engomar:

Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia

Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro.

Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.

Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa
· ½ tampinha de água
· Plástico para proteger a mesa
· Trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.

Receita com cola branca:
· 1 parte de água
· 2 partes de cola branca
· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.
Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

Links relacionados:

http://library.thinkquest.org/27458/nf/origami/diagrams.html - em inglês, origami passo a passo
http://web.archive.org/web/20000817203209/ccwf.cc.utexas.edu/~vbeatty/origami/folding/begin1.html - em inglês, vários links para diagramas
http://www.paperfolding.com/diagrams/ - em inglês, mais links e diagramas, inclusive com instruções para iniciantes
http://rfoelker.sites.uol.com.br/ - em português, com diagramas, links e dicas legais ( principalmente para quem tem crianças em casa)
http://www.kusudama.origami.nom.br/index.html - site em português com dicas, loja e diagramas para baixar em pdf.
http://www.sobresites.com/artesanato/origami.htm - site em português com links para outros sites interessantes de origami ( não deixe de visitar o de Joseph Wu)